domingo, 22 de maio de 2011

Mônica

 

Mônica
Monica.gif
NomeMônica
Nome verdadeiroMônica Sousa
GêneroFeminino
Idade7 anos
Idade em TMJ15-16 anos
FamíliaDona Luiza (mãe)
Seu Sousa (pai)
Marisa (tia)
Dolores (prima)
Paulo (tio)
Rebeca (prima)
Paulo (primo)
Ding Ling (tio-avô)
Isabelle (tia-avó, falecida)
Mônica é uma personagem fictícia de histórias em quadrinhos brasileira, criada por Maurício de Sousa em 1963 na tiras de jornais de Cebolinha. Originalmente com um papel coadjuvante, Mônica logo se tornou a principal personagem de Maurício, passando a estrelar sua própria revista em 1970 (publicada primeiro pela Editora Abril e atualmente pela Editora Panini). Os personagens de Maurício de Sousa passaram então a serem chamados deTurma da Mônica, tendo a mesma como protagonista na maioria das obras dos Estúdios Maurício de Sousa. Ganhou até um parque com o nome de Parque da Mônica.

Tabela de conteúdo

 [mostrar]

    Concepção e criaçãoEditar seção Concepção e criaçãoEditar

    Maurício de Sousa se baseou na sua filha homônima para criar Mônica, fato que se repetiu com outras personagens que surgiram posteriormente. Seu papel original seria como coadjuvante para Cebolinha, o protagonista original entre os primeiros personagens de Mauricio. Porém, seu público, como o próprio relata, "passou a coroa" para ela. Maurício atribui parte do sucesso de Mônica ao fato da mesma ser a primeira personagem feminina com papel de destaque dentre suas criações, que eram em maioria meninos. Mônica ganhou tanto espaço que acabou tendo sua própria revista em 1970, a primeira publicação infantil colorida em terras brasileiras.
    Enquanto sua filha brincava com as irmãs, Maurício aproveitava para estudar o comportamento dela. Quando sua irmã mais velha lhe cortou o cabelo, deixou diversos caminhos-de-rato em sua cabeça, usados pelo pai para conceber o cabelo em gomos da personagem, que lembram bananas. A menina era gorducha, dentuça e de baixa estatura, características que também foram transferidas para sua criação de forma caricata e exagerada, assim como sua personalidade forte e briguenta. Maurício ainda observou que a filha utilizava roupas de cor vermelha com frequência e tinha muito apreço por um coelho de pelúcia. Ele fez com que sua personagem também apresentasse tais traços.
    Com o passar dos anos, os traços de Maurício evoluíram, mas Mônica manteve os dentes incisivos protuberantes e sempre usa vestidos de cor vermelha. Nas histórias, os personagens constantemente a ofendem com insultos relacionados à sua baixa estatura e ao seu excesso de peso (a clássica frase "baixinha, gorducha e dentuça" aparece em quase todas as publicações da personagem), apesar de não apresentar diferenças visíveis com os outros personagens no estilo atual de desenho das publicações.
    Em sua versão adolescente na publicação Turma da Mônica Jovem, a personagem aparece com peso e estatura normais, e seus dentes, apesar de ainda protuberantes, são menos caricatos do que em sua versão infantil. Ela também possui um indumentário mais extenso e que não se limita apenas ao vermelho

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário